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5 exemplos de casos de uso de RPA em Recursos Humanos

Pode ser impossível de imaginar, mas a área de Recursos Humanos é uma das que mais envolvem trabalhos manuais, relativamente simples, mas exaustivos.

Desse modo, é um dos departamentos que mais aderem à tecnologia RPA, com resultados concretos e diversos benefícios.

O RPA é uma solução de automação para várias tarefas que são realizadas de forma manual e que demandam um grande esforço das equipas.

Vamos entender melhor como pode ser feita a implementação do RPA neste departamento.

Seleção de Candidatos

Essa é uma das atividades que mais exige eficiência e demanda tempo, principalmente quando são necessários profissionais altamente especializados. Podemos otimizar este processo utilizando o RPA. O robô pode extrair os dados dos candidatos do sistema, pré-selecionar os currículos e também programar para saber se os candidatos possuem antecedentes criminais antes da contratação.

Onboarding de Novos Funcionários

Uma das formas de se utilizar o RPA é na integração de novos funcionários à empresa.

Automatizar a integração dos novos colaboradores por meio da tecnologia de RPA tornou-se algo imprescindível. Maneiras de envio das informações contratuais, anotações das interações e análises do período de experiência asseguram agilidade, organização e segurança ao processo de onboarding.

Através do RPA é possível uma redução significativa do esforço e alocação nas novas atividades. No decorrer do processo, é possível fazer uma gestão do desempenho de cada funcionário, analisando sua produtividade e eficiência.

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Processamento de Salários

Outra forma de se utilizar o RPA é no momento do pagamento. O sistema pode fazer o processamento de pagamentos de acordo com cada funcionário observando faltas e férias, além da precisão nas datas, a evitar atrasos.

Este também pode ajudar a gerenciar todos os dados dos funcionários, permitindo que eles sejam consultados, caso necessário, de forma mais ágil e mais assertiva.

5 exemplos de casos de uso de RPA em Recursos Humanos

Gestão de Férias e Faltas

Em uma organização com poucos funcionários a gestão de faltas e férias é algo fácil muitas vezes não necessitando de um sistema para auxiliar.

Mas quando falamos em empresas com mais de 200 colaboradores fica inviável fazer essa gestão sem erros ao final. O RPA atua, de acordo com regras definidas previamente, gerenciando as datas corretas que cada funcionário irá tirar férias assim como descontar ou abonar as devidas faltas.

Além disso, é possível utilizar esses dados para a área contábil e financeira que realizará os pagamentos do salário e possíveis comissões, entre outros direitos.

Gestão de Despesas e Reembolsos

Para empresas onde os funcionários trabalham fora de seus estabelecimentos é possível usar o RPA de várias formas. Gerir despesas de colaboradores em refeições, combustível, viagens e outros, além de imprevistos que venham a acontecer.

Existem várias vantagens no uso do RPA dentro do departamento de Recursos Humanos. Ele auxilia em processos recorrentes e com grande volume de dados, ajuda a melhorar o ambiente de trabalho trazendo mais assertividade, economia, resiliência e precisão, e identifica os gargalos que estão a atrapalhar o negócio a crescer e alcançar o sucesso desejado.

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