No mês de abril, o Grupo Viseu Portugal em parceria com a Visar-Consultores Associados realizaram um webinar gratuito, Processo Digitais: Como reduzir custos e aumentar a produtividade.
Um evento on-line com a proposta de compartilhar conhecimento sobre automação e transformação digital.
O conteúdo percorrido teve como tema central, a exploração do conceito dos processos digitais, como e onde esses processos estão sendo utilizados e apresentar as possibilidades através de cases reais de diversos segmentos.
Os principais tópicos abordados foram traduzidos por Roberto Armond (Head Portugal – Grupo Viseu) e Felipe Munhoes (Sócio Diretor – Grupo Viseu).
Roberto Armond – O Conceito do Processo Digital
“Antes de dissertar sobre a digitalização, temos que retomar e entender o conceito de processo.
O processo é um conjunto de ações relacionadas que são executadas para se obter um resultado definido.
Cada processo tem suas entradas, funções e saídas, e é executado de forma cíclica. Tendo como principais características, atividades manuais e sistêmicas, dados físicos e digitais, risco operacional, esforço de monitoramento, e é permanente e replicável.
Quanto ao processo digital, o objetivo é o mesmo, a diferença é como ele é executado.
Em um processo digital, as interações manuais são reduzidas, e todas as ações e tarefas sequenciais são executadas de forma automática e digital, assim acelerando a tomada de decisão ao longo do processo.
As atividades automáticas, o risco operacional reduzido, o rápido monitoramento digital e a escalabilidade. São os principais benefícios da transformação digital de um processo”.
Roberto Armond – O RPA
“O RPA é a tecnologia mais utilizada hoje nas empresas para a transformação digital de processos.
Em síntese, RPA é a sigla para robotic process automation e se refere a automação de processos robóticos com o objetivo de elevar a produtividade de uma empresa.
Para isso, utiliza de robôs de software para automatizar as tarefas de alto volume, repetitivas e baseadas em regras. Em uma atuação totalmente auditável e confiável.
Dessa forma, a automação permite que os processos sejam mais rápidos e práticos.
Ao mesmo tempo, isso permite que os colaboradores tenham mais tempo para desempenhar outras atividades essenciais.
O RPA é capaz de otimizar processos, alavancar resultados e melhorar o trabalho interno”.
Felipe Munhoes – Cases de Processos Digitalizados
“A jornada de automação respeita o fluxo desde a origem da demanda até a produção. Portanto, é necessário entender em qual momento a sua empresa está referente a tecnologia.
As estratégias de uso das ferramentas de automação, variam de acordo com o objetivo de cada empresa. Suscitar alguns questionamentos importantes sobre qual o objetivo principal da sua empresa na implementação da tecnologia, faz toda a diferença no alinhamento das expectativas sobre o resultado.
Lembrando que a melhoria é contínua, é preciso definir responsabilidades para monitoramento e sustentação da tecnologia aplicada.
O Grupo Viseu sempre irá propor a melhor solução em um modelo compatível ao negócio do cliente”.
Se deseja ver a apresentação completa, confira o vídeo do evento:
O Grupo Viseu Portugal e a Consultoria Visar agradecem a participação de todos.
Essa é uma jornada de aprendizado para todo o mundo. E é só através de um ecossistema de parceria que iremos chegar além.