No momento, você está visualizando Automatização de Processos e IA: O caminho para a eficiência operacional nas empresas

Automatização de Processos e IA: O caminho para a eficiência operacional nas empresas

O caminho para a eficiência operacional nas empresas tem como foco a melhora no desempenho e gestão.

Como resultado, cresce a busca pela automatização de processos e IA, elevando a produtividade, lucros, qualidade, detalhamento e mais.

No Grupo Viseu, entendemos que a solução na transformação digital, inclui uma jornada de adaptação e reconhecimento dos negócios.

Tudo isso com o propósito de desenvolver soluções efetivas a partir das melhores tecnologias e práticas disponíveis no mercado. Agora, vamos destacar como a sua empresa dará os primeiros passos.

Boa leitura!

Automatização de Processos e IA

A princípio, se você está iniciando as mudanças digitais na sua empresa, é essencial retomar alguns aspectos gerais.

Assim, a inteligência artificial é caracterizada como um sistema capaz de reproduzir tarefas humanas. Simultaneamente, coleta informações pra melhorias contínuas.

Em contraponto, a automatização de processos é a alteração de uma ação manual para uma ação automática. Com isso, reduz o tempo daquele processo e eleva os resultados.

Esses dois assuntos estão entre os mais reconhecidos na indústria 4.0, falando sobre essa transformação.

Neste cenário, a automatização de processos e IA é uma promessa para um futuro mais assertivo, sendo incorporadas as empresas que buscam crescimento, não apenas nos lucros, mas no funcionamento.

O caminho para a eficiência operacional nas empresas

A partir das possibilidades geradas pela automatização de processos e IA, o Grupo Viseu destaca o caminho para a eficiência operacional nas empresas.

Estrutura de mudança

Automatização de Processos e IA: O caminho para a eficiência operacional nas empresasA estrutura de mudança se refere a como a sua empresa vai começar essa mudança, implementando novas inteligências para alavancar os processos internos.

Inicialmente, os setores são analisados considerando as necessidades internas, bem como as exigências. Algumas empresas necessitem de uma mudança rápida em um determinado setor, outras mudam gradualmente.

Logo, é realizado um planejamento e definido um cronograma.

Em outras palavras, é criada uma estrutura para incorporar os novos sistemas.

Neste processo são identificadas as áreas que tem mais a ganhar no curto prazo com a mudança. Como rápido atendimento ao cliente, reduzindo a evasão; facilidade em gerar relatórios e tomar decisões, etc.

Metas e objetivos

De maneira geral, a automatização de processos e IA é voltada para a melhoria interna, tornando o sistema mais produtivo e preciso. Simultaneamente, reduz custos, melhora a experiência do cliente, etc.

A definição de metas e objetivos tem como foco garantir um direcionamento. Assim, a empresa sabe a tarefa a ser analisada, consegue comparar resultados e entender como a tecnologia foi beneficial.

Suponha que você integre uma IA para atendimento ao público. Em 1 mês, consegue analisar se a evasão reduziu, as respostas do público, aumento nas compras mediante esse canal, etc.

Preparação de equipe

A automatização de processos e IA envolve as equipes que irão mudar de setor/atuação, entrada de novos profissionais, etc. As questões internas mudam conforme a tecnologia e o tipo de negócio.

Nos pequenos negócios, por exemplo, que atuam de forma online principalmente. É comum que as mudanças sejam voltadas para otimizar o dia-a-dia. Afinal, são poucos indivíduos para realizar diversas tarefas.

Já em empresas com um grande volume de colaboradores, a preparação da equipe consiste no direcionamento de pessoas, avaliação de manejo interno e assim por diante.

Uma dica interessante é evitar o corte de equipe e focar em mudar os setores conforme o que pode ser feito. Por exemplo, há equipes que saem das tarefas repetitivas para serem direcionadas para um setor mais funcional, que exige um conhecimento e atividade diária.

Simultaneamente, muitas empresas realizam os “projetos pilotos”. Ou seja, incorporam uma mudança, avaliam por um período e conferem os resultados. Frequentemente, em poucos setores, mais facilmente controláveis.

Enfim, para saber mais sobre as melhores ferramentas do mercado, conferir tendências ou entrar em contato com nossa equipe, o Grupo Viseu separou as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado.

Grupo Viseu RPA & IA

Deixe um comentário