A transformação digital em bancos que investem em RPA e IA para superar desafios internos, tornou-se uma necessidade básica para garantir o crescimento dos negócios.
O RPA e a IA afetou profundamente a forma de fazer negócio, sendo uma tendência no setor de serviços financeiros, mesmo antes da pandemia.
Antes do primeiro caso, em dezembro de 2019 na China, os bancos e demais instituições financeiras já estavam caminhando em direção ao futuro que estava por vir.
Prova disso é o estudo global da CCAF, Transforming Paradigms A Global Al in Financial Services Survey. Conforme os dados da amostra, mais de 80% das organizações que oferecem serviços financeiros usam inteligência artificial.
Da mesma forma, mais de 75% dos executivos seniores apontam que nos próximos dois anos a IA terá um impacto comercial gigante para os lucros.
As mudanças no setor
Ainda que a inteligência artificial esteja crescendo há vários anos, a realidade é que o setor vem sendo ampliado drasticamente no último século.
Com novos conhecimentos vindo à tona e mais tecnologias surgindo, as empresas têm a oportunidade de avançar a passos largos, contornando mais rapidamente os desafios.
Assim, os perfis de público mudaram junto com a demanda e a forma como os bancos podem oferecer serviços.
Aliado a IA, o RPA expande a automação de processos e ainda melhora a relação e atenção com o público.
Imagine que, se antes o público buscava um banco considerando apenas a proximidade com sua casa ou o quanto era conhecido por terceiros, hoje o cliente foca nas vantagens pessoais, como operações de crédito, facilidade, agilidade e atendimento personalizado.
Não à toa, as instituições financeiras vêm passando por um processo de digitalização profundo. Como os caixas eletrônicos, aplicativos e acessos sem cartão. E o mesmo vale para:
- Plataformas de pagamento;
- Ofertas do varejo;
- Serviços gerais;
- Gestão de patrimônios;
- Investimentos, etc.
Então, ainda que a pandemia tenha impulsionado essa mudança no campo digital, as mudanças já vinham ocorrendo há alguns anos, mas precisaram ser aceleradas e aliadas a um ecossistema.
Por exemplo, considere como foi importante ter um canal de atendimento online para o cliente enquanto havia as restrições e isolamento.
As ferramentas de RPA aliadas a IA dinamiza o processo para que os bancos aumentem sua capacidade de resposta, tornando-a mais significativa.
Exemplo prático
O Grupo Viseu pode apresentar muitos cases com exemplos práticos de transformação digital em bancos que investem em RPA e IA, com resultados significativos de impacto financeiro e redução de horas de trabalho manual e repetitivo.
A transformação digital em bancos que investem em RPA e IA para superar desafios
Enfim, a transformação digital nas instituições financeiras engloba as mais diferentes áreas, com destaque para:
- Canais virtuais de atendimento, como chats;
- Mobile banking;
- Comunicações via e-mail;
- Catálogos eletrônicos;
- Aplicativos especiais;
- Contact centers;
- Solicitações de serviços online, etc.
Em síntese, se as pesquisas mostram que antes da pandemia quase 45% os usuários recorriam aos caixas eletrônicos, depois do Covid esse número caiu para 27% e, nos dias atuais, menos 10% optam por esse meio.
Afinal, dá para acessar todas as informações usando unicamente o celular, sem sair de casa e sem enfrentar longas filas.
Análises
Os bancos estão entre as instituições mais ricas no quesito informação, já que possuem praticamente todos os dados pessoais, endereços, informações sobre recebimentos e transações e mais.
Dessa forma, são sistemas ricos em informação de qualidade que podem ser usadas em estratégias eficientes para captar, reter e transformar interessados em clientes.
Portanto, a transformação digital em bancos que investem em RPA e IA para superar desafios é uma tendência para otimizar o mundo financeiro para quebrar barreiras e permitir que a sua empresa alcance todo o potencial que possui.
Logo, nós do Grupo Viseu oferecemos desenvolvimento de soluções digitais a partir da eficiência e velocidade de processos usando automação inteligente, monitoramento, sustentação e mais.