A automação de processos robóticos na área da saúde é um dos temas mais falados nos últimos três anos decorrentes de uma união dos processos com a pandemia.
Em síntese, esses processos começaram a ganhar força na década de 50, com a criação do primeiro dispositivo robótico responsável por atividades dentro de uma fábrica.
De lá para cá, o braço responsável por automatizar tarefas ampliou-se rapidamente e trouxe novas possibilidades, como a automação de call center, financeira e acesso a serviços, bots inteligentes, mais segurança e escalabilidade entre tantas outras.
Neste cenário, esses processos chegaram ao meio da saúde e as emergências do Covid catalisaram essa transformação digital, permitindo que as diversas organizações tenham mais eficiência, economizem, aumentem sua capacidade e tomando os cuidados necessários para evitar acidentes.
Dessa forma, a automação de processos robóticos na área da saúde possibilita:
Qualidade nos serviços
Entre as principais queixas na área da saúde está a questão do atendimento, desde o inicial, até os cuidados médicos.
Dessa forma, o RPA traz os bots, que automatizam processos como o monitoramento de protocolos de qualidade.
Logo, as instituições de saúde sabem onde estão as principais queixas e problemas, para criar resoluções mais diretivas e eficazes. Não à toa, é amplamente usado na área de Recursos Humanos.
Combate a não conformidade
Não é segredo que muitas empresas, sofrem com os desafios e com as reclamações de problemas diários. E acabam por deixar as soluções para depois, devido ao acúmulo de atividades e a falta de pessoas para resolver.
Assim, os processos robóticos trazem a oportunidade rápida de mudança, evitando a não conformidade, para trazer registros atualizados e mais precisos. Então, o seu negócio passa a ser mais claro e as ações se tornam mais assertivas.
Eleva a produtividade e a moral da instituição de saúde
A automação de processos robóticos na área da saúde permite que os funcionários não precisem desempenhar papéis ou trabalhos repetitivos. Logo, podem se dedicar mais a outros trabalhos.
Então, todos podem dedicar-se mais a aumentar a produtividade e engajamento, para preocupar-se com o que realmente importa e desempenhar ações com máxima qualidade.
Portanto, cada colaborador pode se dedicar mais a trabalhos de valor e no cuidado com os pacientes, atenção a detalhes e até com os demais funcionários.
Melhora o funcionamento geral da instituição
A partir do instante em que novos processos robóticos são inseridos na saúde, é possível melhorar rapidamente a eficiência interna, a precisão, elevam a produtividade e evitam os erros, o que contribui para a redução de custos.
Da mesma maneira, transforma completamente a experiência dos usuários, evita que os atendimentos sejam corridos e permitindo que o encontro seja mais harmonioso e bem-sucedido.
A automação de processos robóticos na área da saúde traz a interoperabilidade
A interoperabilidade é a capacidade que um processo ou sistema tem em ser transparente na sua comunicação, algo essencial quando pensamos em avanços tecnológicos e saúde.
Dessa forma, a automação permite que o RPA use informações de forma mais eficiente, transfira dados com segurança e torne tudo mais uniforme.
Sendo uma empresa especialista em desenvolvimento de soluções digitais, destacamos a importância dos bots em extrair informações e se comunicar claramente dentro do sistema. Para isso, seguimos todas as regras vigentes de privacidade.
Aplicação do RPA na saúde
Entre os destaques as aplicações dos processos robóticos é a possibilidade de automatizar diferentes processos, desde o atendimento inicial com o usuário até o medicare, que são os sistemas/planos de seguros.
Ao mesmo tempo, os processos permitem que o formato de cuidados de saúde seja ampliado, para ter melhores fornecedores e parceiros estratégicos, aliviando a pressão das seguradoras.
Vale destacar que o RPA promoveu uma transformação profunda para evitar dificuldades diárias.
Por isso, é indicado que os processos sejam usados para automatizar as reclamações, solicitações, autorizações prévias e acelerar as inscrições de fluxo de trabalhos.
Além disso, eleva a produtividade das centrais de atendimento, oferece maior suporte para soluções, automatiza o follow-up (acompanhamento) e ainda permite o uso de diferentes bots, para integrar os setores e criar um painel de análise completo.
Vale destacar ainda que a automação de processos robóticos na área da saúde oferece cuidados essenciais para as operações mais críticas, como:
- Gerenciamento do ciclo das receitas;
- Processa avisos de sinistro;
- Auxilia e otimiza os centros de contato;
- Facilita os gerenciamentos dos estoques.
Como resultado, as instituições médicas deixam de sofrer com a falta de material surpresa, reduz erros em relatórios e reuniões, melhora a execução de prontuários e solicitações e traz maior precisão.
Para acompanhar todas as novidades, siga o Grupo Viseu nas redes sociais e conheça as melhores soluções digitais, desde digitalização de processos até as de análise de dados.