Você está visualizando atualmente Automação Inteligente: Como a IA Cognitiva está impulsionando a tomada de decisões

Automação Inteligente: Como a IA Cognitiva está impulsionando a tomada de decisões

A automação inteligente responde à questão de como a IA cognitiva está impulsionando a tomada de decisões e trazendo resultados rápidos, e mais interessantes, para as empresas.

Diante disso, o Grupo Viseu entende a necessidade de explicar exatamente como ou por que isso acontece, o que esses termos significam e os benefícios dessa transformação digital no seu negócio.

Em meio a milhares de posts, vídeos e conteúdos que falam o quanto é importante dar esse passo de mudança, poucos revelam os impactos de forma prática, considerando as necessidades internas de uma estrutura de negócio. Sendo este o nosso objetivo.

Boa leitura!

O que é automação inteligente?

A automação inteligente é o ato de combinar diferentes tecnologias para otimizar processos e acelerar a transformação digital. Para isso, utiliza a IA e RPA, robótica, processos de ponta e mais.

Dessa forma, vem como uma alternativa personalizada para a sua empresa, considerando o que o seu negócio precisa para começar a jornada de transformação com um bom custo-benefício.

No Grupo você encontra uma série de serviços importantes para isso. Como o Process Mining, Machine learning, Chatbot, entre outras. Se quiser saber mais, confira aqui.

Em resumo, o ponto alto é você entender que essa automação transforma um processo manual e demorado, em uma tarefa mais rápida e independente. Simultaneamente, ao combinar tecnologias, alia novas funcionalidades, melhorando os fluxos e trazendo otimizações.

Como a IA está impulsionando a tomada de decisões

Automação Inteligente: Como a IA Cognitiva está impulsionando a tomada de decisõesFrequentemente, falamos aqui no Blog sobre o impacto da automação inteligente no aumento dos lucros e produtividade das empresas.

Entretanto, hoje o tópico principal é como a IA está impulsionando a tomada de decisões. Tudo por meio de um conjunto de informações, uma base de dados de qualidade.

Cabe destacar que as decisões de um negócio são baseadas em diversos fatores. Como as emoções, fatores subjetivos e cognitivos, histórico, dados, etc.

Simultaneamente, através dessas informações, cria-se uma base para prever o que pode acontecer e quais os principais cuidados a serem tomados.

Diante disso, existem 3 vantagens da automação inteligente na tomada de decisões:

  • Sistemas objetivos;
  • Sistemas imparciais;
  • Ampla base de dados analisadas rapidamente.

Isso significa que a IA consegue recolher e avaliar diversos grupos de informações rapidamente, prevendo resultados e considerando erros passados. Além disso, são sistemas mais objetivos e imparciais.

Se pensarmos que um ser humano que deve analisar 3 anos de faturamento de um negócio, há uma demora, alta margem de erros, cansaço, estresse e muitos outros aspectos que influenciam nesse processo.

Já com o uso da tecnologia, esses aspectos “humanos” são cortados, evitando que se tome decisões equivocadas.

Em suma, a IA avalia milhões de dados em poucos minutos e fornece insights logo em seguida. Isso não elimina o humano do processo, mas muda a posição. Assim, temos que:

A IA analisa os dados > sincroniza e envia relatórios para > julgamento humano > tomada de decisões

Aqui, é válido destacar uma frase de Alex P. Miller:

“Os algoritmos são menos tendenciosos e mais precisos”.

Automação inteligente para tomada de decisões estratégicas

Por fim, a automação inteligente está impulsionando a tomada de decisões por abordar o tema de forma estratégica sendo aplicada aliando diferentes tecnologias.

Os algoritmos conseguem identificar padrões, analisar milhares de dados rapidamente, fornecer previsões e recomendações avançadas e muito mais. Tudo isso de maneira personalizada, considerando as necessidades do seu negócio.

Logo, processa e encontra padrões, muitas vezes ocultos para os olhos humanos, e fornecem feedbacks capazes de funcionar de base para a tomada de decisões.

Ao mesmo tempo, dependendo da tecnologia agregada, você mantém sua empresa protegida, detectando mais rapidamente fraudes e ataques cibernéticos.

Entre os benefícios que o Grupo Viseu destaca estão:

  • Precisão na avaliação de informações;
  • Base de dados rica;
  • Interpretação e análise de grandes volumes de informações;
  • Processamento de dados rápido sem comprometer a qualidade;
  • Reduz erros provenientes de cansaço, estresse ou falta de tempo;
  • Eficiência de processamento para identificar padrões;
  • Melhor direcionamento e aproveitamento de colaboradores em outros setores;
  • Decisões baseadas em informações precisas, relatórios em tempo real, histórico completo, etc.

Enfim, a automação inteligente é uma maneira eficaz de mudar o seu negócio. Por isso, o Grupo Viseu nasceu com o propósito de desenvolver soluções digitais utilizando as melhores práticas e tecnologias disponíveis do mercado. Então, convidamos você a iniciar a transformação digital no seu negócio. Confira!

Grupo Viseu RPA & IA

Deixe um comentário

2 × cinco =