O Chatbot é uma ferramenta que ganhou espaço nas empresas, como um investimento indispensável.
Logo, você precisa conhecer os benefícios do atendimento digital para a sua empresa.
Na prática, esse software funciona integrado a canais de comunicação, como redes sociais, sites e blogs. Com ele, você automatiza a entrega de respostas para o seu cliente, seja para agilizar esse contato, filtrar, oferecer opções e direcionar melhor o público.
Um exemplo prático disso é notado em empresas como a CPFL. Ao enviar uma mensagem qualquer no WhatsApp, você recebe uma seleção de opções, cada qual com um número. É só digitar o número que é do seu interesse e será direcionado ou terá o que precisa na tela.
A partir disso, vamos destacar a importância desse Chatbot para a sua organização conhecendo os benefícios trazidos pela automação.
1# Reduz o tempo de espera do cliente
Não é segredo que os clientes buscam um atendimento imediato. Ao mesmo tempo, 90% deles (pesquisa Twilio) prefere ser atendimento digitalmente, através de mensagens.
A questão é que, mesmo com a amplitude da transformação digital, apenas 40% do público relata que se sente satisfeito pelas respostas que recebem.
No geral, as principais reclamações incluem o tempo de demora nas respostas e falta de informações. Além disso, a maioria desiste quando essa resposta começa a demorar, procurando outra empresa.
Portanto, quando você usa o chatbot reduz o tempo de espera, garantindo um retorno imediato. Mesmo que, inicialmente, não seja uma resposta exata, quando você oferta algo, o cliente sente que a empresa está presente.
Quando você envia mensagens para uma pizzaria, por exemplo, é porque quer comer e não quer esperar horas para fazer o seu pedido. Logo, se rapidamente recebe uma mensagem de volta, vai esperar mais um pouquinho. Isso traz satisfação, bem como vantagem competitiva.
2# Redução de custos é um dos benefícios do atendimento digital
Ao contrário do que muitas organizações acreditam em um primeiro momento, investir no Chatbot significa reduzir os custos e, principalmente, evitar gastos desnecessários.
Dessa forma, é um software econômica que leva atendimento rápido ao público, reduzindo o tempo que os funcionários gastam com o público, direcionando melhor cada cliente e resolvendo problemas complexos com um sistema simples.
Simultaneamente, como são fáceis de implementar, não é necessário contratar mais pessoas e ainda garantir que cada colaborador utilize melhor o tempo de trabalho.
Imagine, por exemplo, quantas ligações, tempo e funcionários a CPFL evita ao dispor de um chatbot que forneça a segunda via de conta de maneira automatizada.
3# Você personaliza e coleta dados
Os chatbots podem ser personalizados facilmente, programados para reconhecer como o cliente se comunica com a empresa. Logo, isso traz uma série de interesses e referências à tona.
Com essa identificação, o atendimento se torna mais eficiente e único, criando uma relação mais interessante e evitando a sensação de que o público está conversando com um robô.
Então, o cliente fica mais satisfeito, reduz as reclamações, aumenta as chances de se tornar um cliente fiel e até de indicar para terceiros.
Junto a isso, o software recolhe informações sobre essa interação. Geralmente, essa coleta de dados ocorre com os problemas mais comuns, perguntas frequentes e até com os feedbacks, como comentários e notas.
Todas as informações recolhidas são usadas para tornar o atendimento mais eficiente, melhorando os serviços e aprimorando o funcionamento da empresa.
4# Benefício do atendimento digital: disponibilidade
Ao contrário de um funcionário, que possui um horário de trabalho, o Chatbot fica disponível 24 horas por dia, sem férias ou folgas.
Essa disponibilidade garante que os clientes entrem em contato com a empresa independentemente do horário. Para aqueles que trabalham em horário comercial, por exemplo, podem requerer serviços durante a noite ou mesmo na madrugada e ainda obterem uma resposta.
Inclusive, é isso que faz muitos clientes ficarem satisfeitos, a possibilidade de contataram a empresa quando podem.
De acordo com pesquisas da Customer Success, ter esse atendimento sensível faz a experiência do cliente se tornar positiva, para que os chamados sejam resolvidos de forma eficiente.
Portanto, é um combo de benefícios do atendimento digital com uma única ferramenta. Então, contrate esse serviço e mude o formato de atender o seu público agora!