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Chatbot facilita a comunicação com o seu cliente

O chatbot, em resumo, é um sistema que simula conversas humanas, processando dados e trazendo uma interação usando os dispositivos digitais.

Sendo assim, é ele que facilita a comunicação com o seu cliente.

Entretanto, muitas empresas ainda não utilizam tal programa, seja por falta de conhecimento, por acreditar que é caro ou mesmo por algumas notícias apontando “erros”. Sendo assim, vamos explicar tudo o que você precisa saber para usufruir dessa tecnologia.

Chatbot: como funciona?

Os chatbots são controlados por uma inteligência artificial. Para isso, segue regras automatizadas e consegue processas a linguagem, aprendendo a partir de novas interações. Ou seja, pega a informação e devolve respostas conforme o que foi solicitado.

No geral, esse funcionamento acontece através de cinco componentes que atuam de forma conjunta, sendo elas:

  • Software;
  • Base de conhecimento;
  • Inteligência artificial;
  • Canais de conversação;
  • Integrações.

Assim, existem alguns formatos de chatbots, mas dois que merecem maior atenção:

Declarativos

Os declarativos são os chatbots orientados a tarefas. Basicamente, tem uma finalidade e a executam. Com isso, respondem de forma automatizada, são muito específicas e estruturadas.

Como resultado, possuem menos variáveis e com capacidade básica. Frequentemente usadas no mercado para simular uma conversa.

Conversacionais

Os chatbots conversacionais são orientados por dados e preditivos. Isso quer dizer que são mais sofisticados, interativos e podem ser personalizados.

Justamente por isso, são tidos como assistentes virtuais por avaliarem o contexto da conversa, aprenderem, analisarem os dados e até por fornecer informações.

Além disso, são esses chats que recomendam e monitoram dados.

Chatbot facilita a comunicação com o seu cliente

Agora que você está a par do funcionamento dos chatbots, é interessante entender como ele facilita a comunicação com o seu cliente neste momento de transformação digital.

Envio de lembretes e preenchimento de cadastros

Chatbot facilita a comunicação com o seu clienteO chatbot facilita a comunicação com o seu cliente por colaborar com o trabalho da equipe e ampliar essa conversa. Dessa maneira, é possível que a equipe receba lembretes ou mesmo direcionar o envio desses para o público.

Ao mesmo tempo, o chat é amplamente usado na área de recursos humanos para realizar ou atualizar cadastros de forma contínua, sem que alguém precise ficar a cargo disso.

Por exemplo, imagine que você tenha uma empresa de sinal de rede (internet). Então, através desse sistema, o público atualiza telefone, dados, endereço, pacotes, etc.

Captação de leads com chatbot

Esses sistemas de comunicação são tendências no mercado por fazer a captação de leads com um diálogo simples e comercial. Isso, inclusive, integrando outras ferramentas. Como SMS e e-mail, bem como disparando mensagem no WhatsApp.

Na prática, o chat está disponível o tempo todo, enquanto o lead está visitando a página de uma empresa. Então, esse mecanismo pode rapidamente entrar em contato, trazer explicações relevantes ou mesmo abrir um espaço para outras dúvidas e venda.

Cabe destacar que isso permite a coleta de dados, que serão encaminhados a equipe comercial e demais setores para serem usadas em campanhas, produções (textos e posts) e mais.

Atendimento e SAC

Claro que o chatbot tem como principal finalidade tornar o acesso do cliente a empresa mais fácil.

Ou seja, facilita a comunicação com o seu cliente realizando atendimentos rápidos, com uma comunicação simples e eficaz, inclusive para direcionar a equipe correta.

Por exemplo, ao entrar em um site de uma empresa, o chatbot pode te ajudar a encontrar as principais respostas que esteja buscando e, se ao final precisar de algo a mais, envia você para um consultor especializado.

Neste cenário, a conversa começa com um atendimento de primeiro nível (necessidades comuns ou de alta demanda). Tudo isso de forma personalizada, sem que o cliente precise esperar em uma fila para ter uma primeira resposta.

Não à toa, reduz rapidamente a fila de espera, melhora o posicionamento do atendimento, agiliza o direcionamento de público e mais.

Com o chatbot da CPFL, por exemplo, você consegue ter acesso a segunda via de conta, abrir chamados, informar falta de energia e mais.

Facilita a comunicação com o seu cliente impulsionando a interação e engajamento

Disponível todos os dias, 24 horas por dia, o chatbot é capaz de aumentar a interação e o engajamento criando um canal de comunicação interno para humanizar os processos.

Em outras palavras, os colaboradores conseguem responder mensagens de forma prática e rápida, define melhores estratégias de ação, bem como personaliza cada vez mais as respostas.

Assim, o atendimento se torna mais fluido, cria-se um avatar que se comunica melhor com o público, reduz o custo com atendentes e aproveite melhor os talentos e até solicitar algum tipo de serviço.

Como essa interação é rápida, o engajamento se torna mais eficiente, o público fica “feliz” com esse retorno. Sendo que isso melhora o posicionamento nas mídias e evita reclamações.

Enfim, para aderir a esse atendimento digital e garantir uma gestão de jornadas, jornada no WhatsApp e contratação de números, conheça o Chatbot Grupo Viseu e tenha as principais tarefas com o melhor investimento do mercado.

Grupo Viseu Chatbot

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