O RPA pode promover mudanças nos processos da sua empresa e elevar o grau de competitividade e de excelência.
Porém, se você não sabe como isso pode acontecer, é hora de conhecer tudo sobre o assunto e dar os primeiros passos em direção a automatização de tarefas manuais e repetitivas.
Vai ser mais simples começar a fazer parte do futuro e levar a sua empresa a tornar-se uma referência no mercado.
Vamos lá?
Como o RPA pode promover mudanças nos processos da sua empresa
Vamos considerar o cenário atual do mercado. Nos últimos anos, novas estratégias nos processos empresarias tornaram-se rotineiras e indispensáveis. O capital humano dos negócios passou por um tipo de upgrade. Se antes os colaboradores precisavam passar horas a realizar uma atividade, agora esse mesmo grupo de pessoas foca em tomadas de decisões, novas ideias, planejamento e melhorias de processo que já existem.
Isso só se tornou uma realidade porque a tecnologia favoreceu o trabalho, aumentando o tempo disponível e reduzindo a carga de trabalho manual. Pense, por exemplo, quanto tempo um funcionário precisava dedicar a preencher tabelas, pranchetas e relatórios, todos os dias. Neste cenário, o RPA pode promover mudanças nos processos da sua empresa porque aproveita melhor o capital humano. Esses humanos são direcionados para áreas realmente necessárias e indispensáveis, que não podem ser substituídas.
Inclusive, é válido pensar que existe um mito de que esses sistemas de robôs vão “dominar” os negócios. Em outras palavras, há quem acredite que os humanos seriam dispensáveis. Mas isso não é verdade. O que acontece é que há uma troca de atividades e, como resultado, esses humanos precisam se adaptar a isso ocupando novos cargos, áreas e profissões.
Ao pensar em RPA, imagine um sistema de rede em conjunto que funciona com softwares capaz de mapear e executar tarefas antes manuais e repetitivas.
Então, vamos lá.
Monitoramento preciso
O RPA pode promover mudanças nos processos da sua empresa porque permite que o monitoramento de dados seja mais preciso. Os sistemas realizam um acompanhamento contínuo, em tempo real. Dessa maneira, é possível criar configurações a partir de métricas e indicadores para que você tenha um controle ainda maior. Você tem acesso a todas as informações de maneira integrada. Assim, fica fácil entender o panorama total da empresa.
Suponha que você esteja de olho no faturamento. Com essa tecnologia, você fica de olho nos números sem nenhuma dificuldade e ainda consegue definir indicadores para que isso salte aos olhos.
Da mesma forma, se você tiver loja física e online, consegue integrar os dados, para ter uma visão unificada.
Como o RPA pode promover mudanças nos processos da sua empresa com a segurança
A considerar que o mundo é cada vez mais tecnológico, segurança de dados é um dos assuntos que sempre estão em alta. Isso porque a segurança se tornou uma palavra e ordem dos sistemas, sendo adicionada como essencial e básica para qualquer software.
Hoje já existem leis que amparam empresas e pessoas físicas permitindo que o acesso por terceiros seja mais difícil. Com essa tecnologia, é possível evitar o vazamento de dados. Inclusive, você sabia que um dos problemas encontrados hoje em algumas empresas que seguem um modelo antigo é que os próprios funcionários repassam informações? Isso acontece porque os processos e manipulações manuais aumentam as chances de que um volume alto de pessoas veja todas essas informações. Ao incorporar o RPA esse acesso é reduzido ficando disponível para poucos.
Já pensando em brechas de segurança, esses sistemas de robótica possuem uma proteção contra agentes maliciosos, ou seja, mais proteção para a sua empresa.
Os custos operacionais caem rapidamente
Custos operacionais se referem, principalmente, a todas as ações humanas realizadas dentro de um negócio, portanto, a mão de obra. Esses custos são caros por uma série de motivos:
- O humano precisa passar horas e horas em cima de burocracias e sistemas manuais;
- Existem diversos tributos;
- Não é um trabalho rápido e simples;
- É comum que sobrecarregue o departamento de RH;
- Pode ser necessário desenvolver outros códigos para conectar diferentes sistemas, o que significa mais mão de obra.
O RPA pode promover mudanças nos processos da sua empresa porque se trata de algo definitivo e mais completo. Isso acontece porque o software precisa que uma resposta aconteça apenas uma vez para que seja aplicado. Ao mesmo tempo, é capaz de integrar diferentes indicadores e reduzir toda a burocracia. Isso não quer dizer que o sistema vai resolver todos os problemas que existem na sua empresa, mas sim que é possível automatizar processos e otimizar o tempo de trabalho.
Competitividade do mercado
As empresas podem ou não fazer parte de uma corrida no mercado, ou seja, ser reconhecida como uma referência ou ficar em segunda, terceira e quarta posições. Essa competitividade é natural já que cada empresa tem como objetivo simples os lucros, vendas e/ou conversões.
Você também pode começar a implementar sistemas que permitam que você faça parte dessa corrida, ganhando a sua fatia de clientes.
O RPA pode promover mudanças nos processos da sua empresa justamente porque é capaz de:
- Reduzir custos;
- Otimizar tempo;
- Melhorar a destruição de colaboradores;
- Aumentar a retenção de talentos;
- Aumentar a produtividade;
- Garantir informações em tempo real.
Esse “combo” de vantagens leva você à frente de outros negócios que ainda estão em um modelo antigo e precário. Isso se chama ganhar em escala. É o mesmo que se adaptar de forma rápida a demanda do mercado, acompanhar as tendências e participar de tudo o que está a acontecer.
Aproveite e entre em contato com um de nossos atendentes, tenho certeza que uma empresa especialista em desenvolvimento de soluções digitais vai te ajudar neste processo.
Então, ficou com alguma dúvida? Comente abaixo.
Aproveite também para compartilhar as suas dicas e experiências com nossos leitores ou outro tema que gostaria de ver aqui na página.
Grande abraço e até o próximo post!