1ª EDIÇÃO – RPA E A FORÇA DE TRABALHO DIGITAL (GRUPO VISEU PORTUGAL).
Recentemente, aconteceu a primeira edição do evento RPA E A FORÇA DE TRABALHO DIGITAL – Grupo Viseu Portugal.
Um evento misto (presencial e on line), organizado pela unidade de Portugal do Grupo Viseu. Com a proposta principal de criar um ambiente de encontro mais intimista, para poucos convidados, com o objetivo de apresentar a unidade de Portugal do Grupo Viseu, compartilhar conhecimento sobre automação e transformação digital e ao mesmo tempo desfrutar de um brunch especial preparado com muito carinho aos convidados.
O RPA:
O tema central do evento, foi a exploração da tecnologia da automação. RPA (robotic process automation) e a inteligência artificial.
Em síntese, RPA é a sigla para robotic process automation e se refere a automação de processos robóticos com o objetivo de elevar a produtividade de uma empresa.
Para isso, utiliza de robôs de software para automatizar as tarefas rotineiras altamente repetitivas normalmente executadas pelos trabalhadores em sua organização.
Dessa forma, a automação permite que os processos sejam mais rápidos e práticos.
Ao mesmo tempo, isso permite que os colaboradores tenham mais tempo para desempenhar outras atividades essenciais.
O RPA é capaz de otimizar processos, alavancar resultados e melhorar o trabalho interno.
Todo o conteúdo percorrido durante o evento, foram traduzidos por João Simão (Sócio Diretor – Grupo Viseu), Roberto Armond (Head Portugal – Grupo Viseu) e dois convidados especiais Mafalda Oliveira (Quality & Training Manager – PTC Group) e Vinícius Brito da Silva (Técnico de Processos – MWM Motores e Geradores).
PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS SOBRE RPA:
João Simão e Roberto Armond – Metodologia e Cases Grupo Viseu
O modelo de negócio do cliente é o ponto chave para o Grupo Viseu propor a melhor solução digital.
No percurso de digitalização é imprescindível entender o momento e o grau de maturidade que o seu negócio se encontra, tanto com os processos quanto com a tecnologia, para que possamos desenvolver um modelo de governança adequado e a melhor metodologia para a sua realidade.
Antes do início da jornada de digitalização, precisamos entender o principal objetivo para a implementação do RPA& IA na sua empresa. É Reestruturar Headcount? Eficiência? Processos manuais de alto risco financeiro?
“Assim é possível entender onde começa o trabalho da nossa Consultoria para melhor atendê-lo.” João Simão, Sócio Diretor – Grupo Viseu.
“Com o RPA as empresas irão reduzir muito o trabalho manual e as atividades repetitivas. Irão realmente focar o tempo delas em atividades que agregam valor, como as análises, planejamento estratégico, inovações e etc.” Roberto Armond, Head Portugal – Grupo Viseu.
Mafalda Oliveira – Jornada RPA PTC Group
As conversas com o Grupo Viseu sobre a utilização do RPA na PTC Group, iniciaram em abril de 2021, em junho iniciou o projeto e em agosto estávamos com o nosso primeiro robô. Que foi criado para reduzir o esforço da equipe de Recrutamento e Seleção na elaboração e revisão dos currículos que são enviados aos clientes de outsourcing.
Os resultados foram bem significativos, economizamos 80% das horas trabalhadas em tempo de processamento, ganhamos escala saindo de 30 Cvs dia para 320 Cvs dia, melhoramos o aproveitamento da equipe com atividades mais relevantes (sourcing, entrevistas) e automaticamente aumentamos a satisfação do cliente.
A partir do momento que passamos por uma automatização de processos, surgem imensas ideias de outras coisas mais que podemos automatizar e dedicar nosso tempo a tarefas de maior valor.
“Já estamos com outros projetos de RPA em mãos para o departamento financeiro e expansão do RPA para outras unidades.” Mafalda Oliveira, Quality & Training Manager – PTC Group.
Vinicius Brito – Jornada RPA MWM Motores e Geradores
A MWM vem desenvolvendo no Roadmap para Industria 4.0, diversos projetos com foco em tecnologias, pessoas e novos modelos de negócio.
Em fevereiro de 2021, o Grupo Viseu em conjunto com a área de Lean da MWM, mapearam 32 processos passíveis de robotização, em setembro já estávamos com 20 processos implantados e 9 áreas da empresa com os Robôs em produção.
Dentro da MWM o RPA possui grande aderência, obtendo resultados expressivos na área de Logística com 85% de economia em tempo de processamento, 33% no Departamento de Compras e 98% em Manufatura.
“O Grupo Viseu é nosso parceiro de tecnologia e como próximos passos vamos explorar os benefícios da Hyperautomation (RPA&IA) na tomada de decisão.” Michael Ketterer, Diretor da unidade de negócios de operações e qualidade – MWM Motores e Geradores.
O Grupo Viseu agradece a participação de todos e em especial o Espaço Empresa do Fundão, Lurdes Teixeira, Flávio Motta, Miriam Reis, MWM Motores e Geradores, Vinícius Brito da Silva, Luis Augusto Maia Braggio, Michael Ketterer, PTC Group, Tiago Monteiro, Mafalda Oliveira, Visar, Fernando Cardoso, Rita Oliveira e Teresa Horta.
Este tipo de evento torna a jornada de aprendizado digital muito mais prazerosa e o Grupo Viseu impulsiona esse ecossistema de parceria acreditando que juntos chegaremos muito mais longe.