Novas Tecnologias e Tendências para Automatização de Processos

Novas Tecnologias e Tendências para Automatização de Processos

Não é segredo que, há cada ano, dúvidas e expectativas sobre as novas tecnologias e tendência para automatização de processos surge no mercado, com uma ideia de transformação digital mais completa.

Por exemplo, há 60 anos atrás era quase impossível imaginar que seria possível trabalhar 100% online (e viver disso), ter ferramentas de assistência virtual, fazer compras e receber tudo sem sair de casa, etc. Hoje, tudo isso faz parte do cotidiano.

Inclusive, se tornou tão natural que o público nem pensa sobre o assunto. Logo, é um caminho sem volta em direção ao futuro.

De olho nas novas tecnologias e tendências para automatização de processos

Ao pesquisar por tendências do mercado, você encontrará diversos nomes que, talvez, nunca tenha lido antes.

Entre eles, podemos citar o metaverso, computação quântica e big data. Mas também alguns já conhecidos, como a computação em nuvem. Inclusive, o Governo brasileiro é um dos mais promissores no quesito uso de novas tecnologias.

Mas ainda há muito a ser investido, principalmente na IA.

Dentro desse cenário, existem algumas tecnologias e tendências de maior destaque e relevância, capazes de mudar muito do que está por vir nos próximos anos.

Hiperautomação

A melhor definição de hiperautomação é: “usar tecnologias de automação para facilitar e dimensionar o processo de tomada de decisões”.

Para isso, utiliza diversas tecnologias que já existem (e que ainda vão evoluir mais). Sendo elas: inteligência artificial, automação de processo robóticos e gerenciamento de processos de negócios. Siglas: IA, RPA e BPM.

Basicamente, é um processo de combinar tecnologias para coletar informações, analisar esses dados e então definir o que pode ou não ser feito dentro de uma organização.

Cabe destacar que, cada uma das tecnologias usadas aqui possui peculiaridades e estão em contínuo desenvolvimento.

Dispositivos automatizados entre as novas tecnologias e tendência para automatização de processos

Segundo dados, a expectativa é que até 2030 o tráfego na internet será composto em 50% com dispositivos automatizados. Ou seja, a busca por esses itens deve crescer e ser elevado rapidamente.

Isso significa um aumento na conexão a internet, com tudo sendo controlado pelo celular e garantindo um fluxo de dados contínuo e positivo.

Entre as maiores expectativas de dispositivos que vão se popularizar estão as TVs, microondas, geladeiras e, também outros mais incomuns para a população geral e famosos entre especialistas, como os sistemas de controle distribuído, rede neural artificial, controlador lógico programável, etc.

Plataformas Low-Code

Talvez você nunca tenha escutado sobre isso, mas já ouviu sobre “arrastar e soltar” ou “drag and drop”. Bom, essa tecnologia low-code é baseada na citada.

Em síntese, essas plataformas trazem mais agilidade para desenvolver softwares. O resultado é uma redução no tempo de entrega, ou seja, uma economia de tempo (e dinheiro).

Ao mesmo tempo, a equipe de colaboradores, principalmente TI, consegue se dedicar ao que realmente importa, elevando o engajamento e reduzindo os conflitos.

Automation as a service

Usando apenas a sigla AaaS, essa tecnologia use diferentes conceitos do universo de automatizações. Logo, reduz a chamada curva de aprendizado dentro das empresas.

Cabe destacar que essa ideia surgiu decorrente da necessidade de elevar a força de trabalho virtual e acelerar a automação (incluindo aspectos cognitivos da hiperautomação).

Em resumo, reduz a carga manual e agiliza a entrega de serviços gerais.

Aqui no Grupo Viseu você tem os melhores especialistas para um processo robusto e documentados para alcançar as metas internas e a satisfação do cliente.

NFTs entre as novas tecnologias e tendência para automatização de processos

As NFTs já são conhecidas nos mercados, mas ainda geram dúvidas. Na prática, considere como algo único, não intercambiável e com foco na arte criptográfica.

Bastante semelhante a compreensão das criptomoedas.

Dessa forma, os  jogos criptografados, cripto-colecionáveis e artes, são negociados a partir dessas NFTs.

Esses símbolos eletrônicos funcionam na blockchain para aquilo que não está facilmente disponível no mercado, como itens colecionáveis.

Metaverso

Junto com a ideia de NFTs, o metaverso vem com a proposta de criar um ambiente completamente digital para criar uma cibersociedade ou cibercidades.

Tudo online e simulando a realidade. Nesse ambiente, diversas outras tecnologias são incorporadas.

Supercomputadores entre as novas tecnologias e tendência para automatização de processos

O crescimento da automatização de processos exige mudanças nos maquinários que são usados. Como resultado, todos os dispositivos vão continuar evoluindo para ter capacidade para o que está por vir.

Dentre as mudanças, os celulares prometem apresentar uma mudança significativa. Algo que já vem acontecendo.

A expectativa é que até o final desse ano, se tudo continuar evoluindo, a maioria dos novos smartphones tenham uma capacidade de processamento semelhante aos supercomputadores.

Com isso, será cada vez mais natural usar esses dispositivos para tudo. Incluindo para monitorar empresas de forma mais completa.

Quer saber mais e ficar por dentro de todas as novidades de tecnologia ou conversar com um especialista e levar essas mudanças para o seu negócio? Conheça os serviços do Grupo Viseu e foque na expansão.

Grupo Viseu Institucional
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *