O crescimento do mercado de RPA

O crescimento do mercado de RPA

O crescimento do mercado de RPA mostra que, cada vez mais, o mundo e os negócios estão se adaptando ao que há de novo.

Não à toa, trata-se de uma tecnologia obrigatória para o meio empresarial e com uma perspectiva de crescimento incrível.

Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema e se preparar para o que está por vir. Boa leitura!

RPA na prática

Antes de mais nada, vale a pena definir melhor a questão do que é RPA na prática.

Sendo assim, o RPA se refere a Robotic Process Automation, que se refere a automação robótica de processos.

Em outras palavras, é o uso de robôs ou bots digitais capazes de executar algumas tarefas repetitivas dentro das empresas.

Na prática, esses sistemas ou softwares são capazes de aprender, simular bem como executar os processos. Para isso, seguem regras específicas, ou modelos.

Portanto, é possível reduzir o trabalho das equipes, otimizando a funcionalidade dos setores e melhorando o tempo de resposta.

Além disso, reduz erros e traz respostas mais assertivas em relação as tarefas.

Ao mesmo tempo, permite que os colaboradores se dediquem a outras atividades, deixando os setores melhorados e funcionais.

O crescimento do mercado de RPA

O crescimento do RPA no mercado se dá pela percepção das empresas de que não se trata de algo opcional, mas sim essencial para os negócios.

De acordo com uma pesquisa da Forecast Analysis publicado no Gartner, a expectativa é que 90% das grandes empresas já terão alguma automação até o final de 2022.

Assim, até 2022 é provável que o RPA tenha movimentado mais de US$ 3 bilhões.

Essa mudança se deve, principalmente, pela perspectiva de como essa automação pode ajudar nos negócios.

Em suma, os ganhos do RPA se tornam cada vez mais evidentes e as empresas passam a buscar esses resultados.

Por exemplo, a maior parte do mercado que busca essa mudança tecnológica tem como objetivo:

  • Reduzir o tempo no qual um processo é executado;
  • Maior poder de atendimento;
  • Crescimento de novas tecnologias e funcionalidades internas;
  • Aumento da produtividade, já que o RPA funciona 24 horas por dia;
  • Redução de custos a longo prazo;
  • Redução de erros e dados duvidosos;
  • Payback rápido.

Não à toa, quase 70% das empresas que aderiram a essa automação relataram uma melhora rápida na qualidade dos serviços e na possibilidade de prever processos.

Além disso, 50% dessas empresas notou uma melhora no tempo de execução das coisas como um todo e quase 40% percebeu como a equipe livre para outros projetos é algo realmente interessante.

Inclusive, mesmo com a pandemia, e todas as pressões econômicas decorrentes da Covid-19, a automação continuou em crescimento.

Outros números do crescimento do mercado de RPA

O crescimento do mercado de RPA

O crescimento do mercado de RPACom a expectativa de aumento da automação, as empresas também preveem a mudança na rotina diária de funcionamento.

Logo, a escalabilidade se torna cada vez mais real e possível, a resiliência se torna uma necessidade e os novos setores de automação começam a se desenvolver.

Sendo assim, a expectativa é que até 2024 as grandes empresas tripliquem sua capacidade, novos parceiros passam a coexistir e as novas carreiras crescem exponencialmente.

Como resultado, os fornecedores também vão começar a mudar a maneira de integrar sistemas e empresas, os ambientes se tornam heterogêneos.

Neste mesmo cenário, uma pesquisa apontada por Massimo Pezzini, o chefe de pesquisa da Workato, aponta que a receita do RPA até 2025 será de US$ 9 bilhões.

A mesma pesquisa mostra que o movimento é acompanhado de um aumento na força de trabalho virtual, com procura para novas pessoas e atividades.

Ou seja, o RPA também mudou a maneira como o trabalho humano é valorizado.

Daí a importância de definir indicadores para a jornada da sua empresa e seguir rumo ao futuro que está a espera do seu negócio.

Grupo Viseu – Especialista em Desenvolvimento de Soluções Digitais

O Grupo Viseu nasceu para orientar organizações na profissionalização de sistemas e métodos de trabalho, gerando melhorias de resultados, redução de custos e certificações, necessárias para um crescimento sólido e sustentável.

Logo, uma empresa especialista em desenvolvimento de soluções digitais.

Para isso, oferecemos serviços/produtos como: RPA & IA, ERP com Totvs Protheus, BPM e Soluções em dados, BI. Com foco na automatização de processos com RPA.

Tudo baseado nas melhores tecnologias disponíveis no mercado e com Consultores certificados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *