Você está visualizando atualmente O que é BPM e seus benefícios

O que é BPM e seus benefícios

Nesse artigo, vamos falar de um tema que vem entrando em alta nos últimos meses.

Para isso, você precisa conhecer o conceito do que é BPM e seus benefícios para os negócios.

A partir disso, você facilita uma série de processos organizacionais a partir de práticas funcionais capazes de trazer uma estratégia integrativa. Vamos lá!

O que é BPM

BPM é a sigla para Business Process Management, traduzida como um Gerenciamento de Negócio.

Primeiramente, vamos entender exatamente a que isso se refere. Desse modo, o gerenciamento engloba um conjunto de práticas para melhorar os processos de uma empresa.

Dessa forma, avalia quais são as necessidades de cada cliente, quais os objetivos e expectativas, dentre outros aspectos. Com isso, a gestão é o meio pelo qual definimos, executamos, monitoramos e gerenciamos todos os processos internos de forma eficiente.

O grande impacto de tudo isso é que os colaboradores também têm o trabalho facilitado. Na prática, conseguem entender como toda a atividade foi realizada ou mesmo o status atual daquela atuação.

Isso decorre do foco desse conjunto de práticas, que são focadas nas pessoas, já que otimizam a usabilidade. Em resumo, um gerenciamento adaptável.

Para que serve?

O Gerenciamento de Negócio tem como objetivo possibilitar a compreensão dos processos da empresa, realizando um mapeamento dos detalhes para definir como funciona aquela empresa e tudo o que acontece ali. Isso traz uma documentação organizada e coesa.

Por isso, dizemos que se trata de um gerenciamento contínuo, realizando o acompanhamento periódico. Gradualmente, são identificados os gargalos e possíveis melhorias a serem realizadas.

Mas, como sempre há novos processos e atualizações, o gerenciamento é capaz de aprimorar a empresa.

Simultaneamente, o BPM define indicadores de desempenhos mostrando a performance da empresa. Por isso, os processos se tornam mais eficientes e controláveis.

Vantagens do BPM

Considerando toda a importância do bom gerenciamento, é hora de compreender as vantagens do BPM. Já que, sendo uma ferramenta nova para muitas empresas, traz algumas dúvidas do porquê você deveria investir nessa gestão.

Controle

Um dos principais benefícios do Gerenciamento de Negócio é o controle sobre a empresa.

Em síntese, permite a identificação de diversos indicadores de desempenho. Com isso, entende-se a relação dos processos para promover um controle de qualidade.

Assim, é uma forma efetiva para acompanhar as atividades da empresa.

BPM reduz os custos

O que é BPM e seus benefíciosSempre que pensamos nas empresas, é natural considerar os custos de uma operação. Assim, o gerenciamento traz uma redução nos custos gerais.

Logo, com a eficiência dos processos, os custos operacionais são reduzidos, ainda que os resultados melhores continuamente.

É válido destacar que essa diminuição é interessante para a organização financeira da empresa, bem como para aumentar a competitividade no mercado.

Agilidade

Pensando nas vantagens do BPM, esse gerenciamento traz a automatização das atividades repetitivas, aumentando a agilidade e direcionando automaticamente aquilo que deve ser feito.

Já para a equipe, esse gerenciamento promove a visibilidade.

Aumente a produtividade com BPM

A produtividade se refere a relação entre a capacidade de produzir alguma coisa em um determinado tempo. Ou seja, conseguir fazer mais (com qualidade) em um tempo menor, significa ser mais produtivo.

Na maioria das vezes, aplicamos a ideia de produtividade para elevar a capacidade de um negócio, melhorando a competitividade e não prejudicar os números.

Aqui, o BPM otimiza a produtividade facilitando os fluxos de trabalho e reduzindo barreiras. Ao mesmo tempo, conscientiza colaboradores para que a equipe siga padrões que funcione, evitando falhas ou retrabalhos.

Transparência e resultados

As vantagens do BPM envolvem a transparência, já que planifica os processos, facilitando a efetividade e a qualidade dos serviços. Simultaneamente, faz a comunicação interna ser melhorada.

Na prática, além da melhoria no trabalho, reduz e evita conflitos.

Ao final, temos resultados mais rápidos, melhoria em todos os fluxos de trabalho, agilidade e mais entregas em menor tempo. Por isso, aumenta a satisfação do público e agrega mais valor à empresa.

Vale destacar que a implementação desse gerenciamento acontece com um estudo da empresa, melhorias e otimização da capacidade.

Segurança com BPM

Por fim, temos que um dos benefícios do BPM é a segurança que esse gerenciamento traz para os negócios. Afinal, automatiza uma série de processos trazendo estabilidade.

Da mesma maneira, com o uso da tecnologia, a empresa atinge um novo estágio de proteção, sigilo e valor.

Enfim, para saber mais ou iniciar essa mudança na sua empresa, conhecer a Modelagem de Processos Viseu e organize a execução dos processos usando uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Grupo Viseu BPM

Deixe um comentário