Principal objetivo de um sistema ERP

Principal objetivo de um sistema ERP

Nesse artigo, você descobrirá o principal objetivo de um sistema ERP, sendo essa a ferramenta usada para gestão empresarial.

Na prática, utiliza distintos recursos da tecnologia para recolher e analisar essas informações, entendendo os processos internos.

Além disso, é dessa forma que questões administrativas são compreendidas e as estratégias são avaliadas ou alteradas. Vamos começar!

Como funciona na prática

Primeiramente, vamos a um resumo prático de como exatamente esse sistema ocorre.

Dessa forma, esse sistema é capaz de centralizar as informações de uma empresa em um único local. Por isso, engloba diferentes setores do negócio, como:

  • Estoque;
  • Logística;
  • CRM;
  • Financeiro;
  • Produção;
  • Vendas;
  • RH;
  • Jurídico.

Nessa plataforma, esses dados são integrados para que o acesso seja mais rápido e dinâmico, sem que seja necessário consultar diversos setores, pessoas ou sistemas.

Portanto, torna o gerenciamento administrativo, estratégico e operacional mais rápido e simples, fazendo com que a tomada de decisões seja mais bem direcionada.

Principal objetivo de um sistema ERP

Agora, chegamos ao principal objetivo de um sistema ERP, sendo ele a disponibilização de informações de maneira centralizada. Sendo que esses dados serão usados para controlar e tomar decisões relacionadas a um negócio.

Principal objetivo de um sistema ERPJustamente por isso, esse sistema é capaz de trazer maior controle e agilidade para a empresa. Simultaneamente, o negócio se torna mais sólido e confiável, já que o acesso dos dados é mais eficaz.

Mas não é só isso. Esse sistema otimiza os processos, causando uma redução nos custos, é um investimento pensado no futuro, diminui as tarefas burocráticas e realiza o corte de desperdícios gerais do negócio.

Com o principal objetivo de centralizar informações, o fluxo de dados se torna mais efetivo, facilitando a administração e compreensão. Por isso, as tarefas têm um tempo reduzido.

Além desse principal objetivo de um sistema ERP, podemos citar outros dois importantes, que contribuem com a transformação digital das empresas, tome notas:

Faturamento

O sistema ERP divide o faturamento das empresas em períodos. Como resultado, facilita a consulta de acordo com os números que você está buscando, ou mesmo a equipe.

Trazendo esse controle, é importante analisar o desempenho do negócio ao longo do tempo, considerando campanhas e investimentos, quedas e mais. Ou seja, é a chance de investigar profundamente o negócio.

ERP no sistema financeiro

Por sistemas financeiros temos o fluxo de caixa. Ou seja, apresenta o montante que a empresa gastou e recebeu em períodos de tempo.

Através desses dados, é possível verificar o fluxo de caixa para trazer maior equilíbrio, informações relevantes, sustentabilidade, melhorar os investimentos, manter os pagamentos em dia etc.

Mas, para fazer tudo isso, é indispensável centralizar os dados de forma automatizada.

Simultaneamente, traz alguns benefícios importantes, como, por exemplo:

  • Melhora a eficiência;
  • Integra informações;
  • Impulsiona o relacionamento com o público;
  • Possibilita o controle produtivo;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora a gestão das vendas;
  • Atualiza os dados em tempo real, etc.

Quando implementar o ERP na sua empresa

Após conhecer o principal objetivo de um sistema ERP, muitos negócios chegam no Grupo Viseu com a dúvida de quando implementar esse sistema.

Dessa forma, o ideal seria que toda empresa iniciasse suas atividades com esse sistema, já que traz uma série de benefícios importantes. Entretanto, para aquelas que já estão no mercado, há alguns pilares que vão auxiliar nesse processo.

Neste aspecto, considere:

  • Informação: você tem as informações que precisa de forma rápida e atualizada ou precisa de reuniões constantes, cobranças e relatórios antigos?
  • Financeiro: conhece o fluxo financeiro da empresa e tem controle de curto a longo prazo ou não?
  • Qualidade: a empresa é capaz de cumprir prazos, atender o público e evitar reclamações?
  • Produção: o seu negócio tem um controle efetivo da produção, desde o estoque, giro e desempenho?

Essas são apenas algumas das questões que você deve observar para compreender que o objetivo de um sistema ERP é exatamente o que precisa.

Por fim, se precisar de qualquer suporte, não tem respostas claras sobre o seu negócio ou tem dificuldade em algum setor, converse aqui no Grupo Viseu e mude essa história.

Grupo Viseu ERP TOTVS PROTHEUS
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *