Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Robotic Process Automation
RPA & IA
A inteligência artificial (IA) e a automação de processos robóticos (RPA) são duas das tecnologias mais bem-sucedidas da atualidade, e o Grupo Viseu ajuda as organizações alcançarem as metas aparentemente incompatíveis de aumentar a satisfação do cliente e a moral dos funcionários, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais.
O RPA e a IA têm muito a oferecer, sendo tecnologias complementares que se bem implantadas, geram muitas vantagens.

• RPA: Aumentando a eficiência e qualidade dos colaboradores com a automação de processos.
Robotic Process Automation (RPA) é o uso de “robôs” (ou seja, programas de computador especializados) para padronizar e automatizar processos de negócios repetitivos. Os robôs RPA sempre funcionam da mesma maneira. Eles não aprendem de uma repetição para outra, e não improvisam ou inventam uma maneira melhor de realizar a tarefa programada.
Em vez de tornar criar redundâncias com pessoas, os robôs permitem alocar tarefas repetitivas que não necessitem de tomada de decisão, mas que consomem um valioso tempo dos funcionários. Ao contrário dos humanos, os robôs nunca ficam entediados ou comentem erros, pois concluem essas tarefas exatamente conforme as instruções e com maior eficiência.
Usar RPA para acrescentar eficiência e qualidade no trabalho às pessoas, é uma forma comprovada de beneficiar a organização com:
• Precisão: minimizar o erro humano e os custos associados a ele
• Conformidade: crie trilhas de auditoria e siga as regras regulatórias com precisão
• Velocidade: conclua tarefas 4-5 vezes mais rápido, melhorando a eficiência
• Confiabilidade: os robôs estão sempre disponíveis e trabalham 24 horas por dia, minimizando atrasos
• Melhoria da moral dos funcionários: libere os funcionários de tarefas repetitivas para que possam se concentrar na produtividade – não no processamento.
• AI: Aumentando a Automação com Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) é a simulação de processos de inteligência humana por sistemas de computador, ou “máquinas”. Esses processos incluem aprendizagem – machine learning – (aquisição de informações e regras contextuais para usar as informações), raciocínio (usando contexto e regras para chegar a conclusões) e autocorreção (aprender com sucessos e fracassos). Aplicações populares de IA incluem reconhecimento de imagem, visão de máquina, reconhecimento de fala, chatbots, geração de linguagem natural e análise de sentimento.
Enquanto o RPA é usado para trabalhar em conjunto com as pessoas, automatizando processos repetitivos (automação assistida), a IA é vista como uma forma de tecnologia para substituir o trabalho humano e automatizar de ponta a ponta (automação autônoma). RPA usa entradas estruturadas e lógica, enquanto IA usa entradas não estruturadas e desenvolve sua própria lógica. A combinação de RPA e inteligência artificial pode criar um processo totalmente autônomo, conhecido como Inteligent Automation.
O Grupo Viseu consegue avaliar as metas da sua organização e balancear as atividades aptas a usufruírem das tecnologias de RPA e IA.
Uma vez que as organizações têm dados estruturados (por exemplo, campos de formulário) e dados não estruturados (por exemplo, texto livre, fala natural), muitos processos exigem RPA e IA para automatizar totalmente um processo de ponta a ponta ou para melhorar um processo robótico uma vez que foi implantado.
• AI + RPA: Inteligent Automation – Habilitando a automação de ponta a ponta
A automação de ponta a ponta é a chave para fornecer as opções de autoatendimento que tantos clientes desejam. Considere como a abertura de uma nova conta bancária online pode ser totalmente automatizada com a ajuda de RPA e AI, resultando em clientes satisfeitos e economia de dinheiro para o banco.
Um cliente deseja abrir uma nova conta bancária online. O chatbot verifica o tipo de conta que o cliente deseja (uma conta comercial) e fornece um link para o formulário relevante. O formulário preenchido é enviado e entregue a outro robô, que inicia o processo de abertura de uma nova conta. O robô realiza tarefas de back-end, como verificar a pontuação de crédito do cliente e executar um processo de verificação “conheça seu cliente” no Google e nas redes sociais.
Em seguida, um robô utilizando a tecnologia OCR analisa os documentos digitalizados que o cliente carregou junto com o novo formulário de conta. Ele identifica uma discrepância no nome do cliente conforme aparece no formulário e na carteira de habilitação. Esta exceção é enviada para julgamento humano. O agente confirma que Helen Green e Helen Ann Green são de fato a mesma pessoa, porque seu Número de C.P.F. é idêntico. Com base na entrada humana, o robô aprende como responder a situações semelhantes no futuro.
O robô continua a validar os documentos carregados usando analítica de texto e processamento de linguagem natural para interpretar e categorizar os principais pontos de dados de dentro do texto livre.
Uma vez que todos os dados estão em ordem, o robô executa o conjunto de tarefas necessárias para configurar a nova conta de negócios, fazendo interface com os vários sistemas de back-end do banco. Se os dados do cliente atenderem aos requisitos do banco, o robô enviará automaticamente um e-mail ao cliente com uma mensagem de boas-vindas, informações da conta e credenciais de acesso.
Finalmente, o robô retorna para a sala de controle robótico com a missão cumprida.
Conte com o Grupo Viseu para ajudar sua organização a identificar os processos mais ideais para automatizar e, em seguida, implementar no seu ritmo. Descobrirão o valor da automação é sentido quase que imediatamente, pois serão capazes de:
• Aumentar o rendimento
• Garantir a conformidade
• Reduzir custos
• Aumentar o envolvimento dos funcionários
E com o sucesso vem o ímpeto para automatizar mais processos. Conforme as necessidades mudam, o Grupo Viseu o escalona seu negócio, colocando todos os processos automatizados – assistidos e não supervisionados – sob um guarda-chuva de gerenciamento e treinando os funcionários da organização como construir seus próprios robôs.
Conforme as organizações procuram automatizar processos de negócios mais complexos com dados de fontes não estruturadas (como documentos digitalizados, e-mails, cartas e fala natural), mais recursos cognitivos são necessários. Integramos o RPA com várias tecnologias de AI, como reconhecimento de voz, chatbots e aprendizado de máquina – machine learning.
Com a inteligência artificial combinada, as organizações podem trabalhar não apenas com mais rapidez, mas também de maneira mais inteligente para alcançar melhor eficiência, economia de custos e metas de satisfação do cliente.