Você está visualizando atualmente RPA&IA em Supply Chain: qual a importância e como implementar?

RPA&IA em Supply Chain: qual a importância e como implementar?

O RPA&IA em Supply Chain é fundamental para que os negócios sejam fortalecidos no mercado, garantindo benefícios e mais resultados bem como para evitar erros humanos que reduzem a produtividade.

Neste cenário, entender a importância desse sistema e como ele pode ser implementado é o primeiro passo para ter mais controle e agilidade.

Importância do RPA&IA em Supply Chain

A princípio, Supply Chain se refere a cadeia de suprimentos. Ou seja, a todas as operações que um produto precisa passar até chegar ao comprador.

Esses processos ou cadeias envolvem a obtenção da matéria-prima e a produção, mas também a área de logística e como será a distribuição.

Portanto, o foco desse sistema é garantir que o cliente obtenha o produto e fique satisfeito. Mas também que a empresa tenha um retorno financeiro.

Neste cenário, grande parte dos empreendedores investem em ações integrativas e no melhoramento das atividades internas.

A importância do RPA&IA em Supply Chain se destaca pelos seguintes benefícios:

Automação Inteligente de tarefas

RPA se refere, basicamente, a automação de processos, ao combinar ferramentas de IA com RPA, a hiperautomação permite a automação de praticamente qualquer tarefa repetitiva. Quando levamos para o setor de supply chain, isso significa mudar o formato de trabalho.

Em resumo, toda empresa possui uma série de trabalhos manuais/repetitivos, que demandam tempo e atenção dos funcionários.

Então, a importância dessa implementação é justamente para reduzir o trabalho humano em tarefas específicas, reduzindo também erros e aumentando a produtividade.

Vale destacar que a automação inteligente também cria um padrão de eficiência para a empresa.

Mais economia

A maioria das empresas estão sempre preocupadas com o setor financeiro, entretanto, é preciso pensar na transformação digital como uma estratégia de longo prazo, nunca pontual.

Já que será necessário continuar evoluindo, conhecendo e incorporando novas ferramentas e assim por diante.

Dessa forma, a automação permite uma redução de custos, trazendo economia financeira sem o comprometimento dos resultados.

Na prática, o RPA&IA em supply chain faz com que os negócios fluam com eficiência e precisão, reduzindo os gastos da cadeia.

Afinal, as etapas passam a ser monitoradas e controladas mais facilmente, reduz os desperdícios, retrabalho e mantém os negócios mais organizados.

Reduz os erros da empresa

Toda empresa deve, continuamente, avaliar o que está acontecendo no processo de produção.

Assim, é possível verificar os erros que estão ocorrendo e desenvolver melhorias.

Na prática, o principal erro é quando uma mesma tarefa manual precisa ser repetida várias e várias vezes, comprometendo tempo e dinheiro.

Sendo assim, o RPA&IA melhora a precisão do sistema, reduzindo os erros e trazendo mais eficiência para a cadeia.

Enfim, a empresa tem menos enganos e a produção se torna precisa.

RPA&IA em Supply Chain: qual a importância e como implementar?

 

RPA&IA em Supply Chain – Como implementar?

Nós do Grupo Viseu sabemos que uma das principais dúvidas dos processos se refere a implementação. Mas, de forma geral, pode ser bastante simples.

Portanto, o primeiro passo é preparar a empresa para a mudança, avaliando os trabalhos a serem automatizados.

Logo, para desenvolver essas soluções internamente, é necessário mudar uma parte de cada vez, gradualmente.

A partir disso, todos os colaboradores conseguem se adaptar as mudanças e ainda possibilita a captação de talentos e treinamentos direcionados.

Da mesma maneira que define as etapas/trabalhos que serão automatizados, a empresa vai inserir uma cultura de monitoramento.

Isso significa saber exatamente o que está acontecendo, mudando, quais foram os resultados, falhas e o que pode ser melhorado.

Em resumo, os passos a serem seguidos incluem:

  • Avaliação dos processos;
  • Definição do que será automatizado;
  • Adote a ferramenta de automação;
  • Avalie os resultados e faça as mudanças necessárias.

Enfim, somos uma empresa com foco em desenvolvimento de soluções digitais, e para que a sua empresa tenha velocidade e eficiência em todos os processos, trabalhamos com as melhores tecnologias do mercado.

Grupo Viseu RPA & IA

Deixe um comentário