Terminologias do RPA. Diferenças entre os termos mais comuns.

Terminologias do RPA. Diferenças entre os termos mais comuns.

Há uma grande confusão entre as terminologias do RPA.

Alguns acreditam que a maior parte das terminologias possuem o mesmo significado, e mesmo os que acreditam o contrário, não entendem a real diferença entre elas.

Por isso, você vai entender melhor agora quais são as definições e as diferenças entre elas.

Ótima leitura!

Diferenças entre Machine Learning, RPA e IA

RPA (Robotic Process Automation)

O RPA, de acordo com o IEEE, instância de software pré-configurada que usa regras de negócios e coreografias de atividades predefinidas para concluir a execução autônoma de uma combinação de processos, atividades, transações e tarefas em um ou mais sistemas de software não relacionados para fornecer um resultado ou serviço sem intervenção humana.

Em linguagem mais simples, é uma tecnologia automotiva que é utilizada para fazer com que atividades repetitivas sejam automatizadas seguindo regras pré-definidas. Ou seja, é utilizado robôs de software, que nos sistemas computacionais, imitam o que os humanos fazem. Ou seja, é como se fossem as pernas e os braços do corpo.

Seu principal objetivo é diminuir a utilização do tempo em atividades rotineiras que são repetitivas, e muitas realizadas com especialistas de alto nível. É utilizada uma interface gráfica, que mostra a sequência de tarefas a serem automatizadas. Suas regras mais comuns são “se então” e “ou”. Ou até mesmo declarações que são feitas com algumas condições.

IA (Inteligência Artificial)

A IA — abreviação para inteligência artificial — são um grupo de técnicas que tentam ao máximo reproduzir nas máquinas o que as pessoas aprendem. Como por exemplo, as tomadas de decisão, reconhecer a fala e imagens, o entendimento de idiomas diferentes ou processar textos.

Isso é feito através da Estatística, Matemática, Ciência e Programa de Computação. Tudo isso é aprendido com algo simples, como uma declaração, ou algo mais complexo.

As regras podem ser definidas manualmente, mas também podem ser aprendidas, por tentativa e erro.

Machine Learning

Machine Learning (ou aprendizado de máquina) está dentre as técnicas utilizadas pela IA. Por meio dos algoritmos de aprendizado da máquina, é possível identificar alguns padrões utilizando um grande volume de dados e montar modelos preditivos.

Os algoritmos do Machine Learning utilizam análises estatísticas para entregaram o melhor resultado, e dessa forma evitar erros. Algumas das vantagens dessa técnica são:

  • Permitir a entrada de dados ilimitados (sendo possível revisar sempre e fazer os ajustes necessário para melhorar a experiência);
  • Ajudar na conversão (pode ser muito útil para a área de marketing, ajudando a reter e converter clientes);
  • Melhorar através dos resultados antigos (constantemente aprende com os últimos resultados, e melhora as previsões se baseando nos novos dados).

A grande diferença do Machine Learning é que ele sempre se altera quando entra em contato com dados novos. Por isso, sua junção com RPA pode liberar profissionais altamente especializados para focarem em atividades mais prioritárias e urgentes.

O ML junto ao IA podem simular a inteligência humana através das máquinas. Além de aumentar consideravelmente a produtividade no ambiente de trabalho.

Portanto, entendendo melhor essas terminologias, é possível verificar que a implantação do RPA na sua empresa é extremamente benéfica. E isso é possível ser visualizado em, não somente um departamento, mas em praticamente em todos, que começam a trabalhar de forma integrada.

Isso permite que os dados possam dar mais precisão nas automatizações, evitando possíveis erros que podem ser evitados. Além de reduzir alguns custos permanentes, e aumentar a motivação dos funcionários que estão envolvidos nas atividades.

A implantação desse sistema pode ajudar a agilizar alguns processos, melhorar a utilização da força de trabalho humana (além de qualificá-la melhor), oferecer um serviço com maior qualidade, entre outros.

Entre em contato com um de nossos especialistas em desenvolvimento de soluções digitais e implemente essa nova tecnologia que vai facilitar o seu dia a dia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *