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A evolução dos Chatbots: De respostas pré-programadas à IA Generativa

Nesse post, separamos um tema que desperta a curiosidade: a evolução dos chatbots.

Em síntese, muitas empresas só começaram a conhecer essa tecnologia agora, com o avanço das modalidades de IA Generativas. Entretanto, desde as respostas pré-programadas, muitos negócios já usufruíam de algumas facilidades.

Inclusive, aqui no Grupo Viseu, vimos isso tudo de perto, acompanhando o surgimento de novas ferramentas, facilidades e promover o crescimento do seu negócio, a partir das suas necessidades.

Boa leitura!

De respostas pré-programadas à IA Generativa: a evolução dos chatbots

Hoje, os chatbots são parte da rotina, frequentemente os usamos para entrar em contato com uma empresa, agendar algum serviço ou atendimento, enviar boletos e mais.

Dentro das empresas, é ainda mais comum, sendo efetivos para a realização de tarefas essenciais, mas que são repetitivas ou de baixo valor agregado.

Popularmente chamados de bots, o avanço naturalizou essas IAs, melhorando a experiência e corrigindo erros.

Assim, separamos um cronograma de como toda essa história começou:

Alan Turing e sua teoria em 1950

Turing é um importante matemático da histórica, cientista da computação e também filósofo e biólogo. Ele foi a mente por trás do Teste Turing, usado até hoje para mensurar a capacidade das máquinas em interagirem com seres humanos.

De acordo com o Teste, se uma pessoa conversa por 5 minutos sem perceber que não é outro humano, a ferramenta passa no teste.

Com esse início e uma série de exercícios, o caminho para a criação dos bots foi traçado, junto com a possibilidade de imitar o processo de pensar.

Nascimento da ELIZA em 1966

ELIZA é o primeiro software PNL, ou seja, a marca inicial que permitiu que os sistemas entendessem, interpretassem e manipulassem a linguagem humana.

O sistema foi desenvolvido por Joseph Weizenbaum, cientista do MIT. O desenvolvimento oficial aconteceu em 1964 e, dois anos mais tarde, o software já funcionava tranquilamente, registrando palavras, interagindo e respondendo.

PARRY em 1972

Provavelmente você já ouviu aquela ideia de que nada é criado do zero, mas transformado. 10 anos depois do software ELIZA, Kenneth Colby viu e estudou tudo para criar o PARRY.

Então, é mais ou menos como uma versão 2.0.

Para a época, PARRY tinha um sistema bastante avançado, ainda que convencional. Inclusive, os dois sistemas participaram de um teste conversando entre si.

Primeiros passos da IA com Jabberwacky em 1988

Jabberwacky foi a primeira tentativa de criar uma inteligência artificial. A criação de Rollo Carpenter vinha para criar uma conversa natural e bem-humorada, divertida e mais interessante. Com isso, os humanos ficariam mais interessados.

Inclusive, essa perspectiva é aplicada até os dias de hoje no mercado.

1995 com ALICE

A Artificial Linguistic Internet Computer Entity, abreviado como ALICE, evidenciaram o uso dos processadores de linguagem natural.

Vale destacar que o sistema era semelhante as versões antigas, mas com melhorias significativas e dando início a migração para a inteligência artificial.

Uma curiosidade é que esse sistema serviu de inspiração para a obra “HER” DE 2013, estrelado por Joaquin Phoenix. Vale a pena conferir.

SmartChild em 2001: um robozinho que você deve conhecer

Os anos 2000 tiveram um impacto profundo em tudo: na tecnologia, no avanço dos sistemas, no acesso à informação e, claro, a maneira como as pessoas se relacionam com esses sistemas.

Inclusive, foi aqui que grande parte das pessoas começaram a ter computadores, celulares (versões mais robustas), conhecer as redes sociais e mais.

Assim, o SmarterChild era aquele robô que ficava nas listas de amigos de quem tinha o MSN Messenger e o AIM – American Online Instant Messenger.

Entre as funções que o sistema trouxe estava o compartilhamento de cotações de ações, horários de filmes, clima e assim por diante.

Uma pausa para apresentar os apps de mensagem

A evolução dos Chatbots: De respostas pré-programadas à IA GenerativaO avanço tecnológico trouxe uma série de mudanças importantes na vida, e na funcionalidade, dos sistemas/computadores.

Se antes dependíamos de maquinários enormes e pesados, hoje temos grande parte das funções disponíveis (muito além dos anos 2000) nos celulares.

Com o objetivo de facilitar a comunicação entre pessoas, os apps de mensagem foram criados e começaram a evoluir. No começo, esses aplicativos eram destinados a amigos e familiares. Hoje, você conversa com marcas, faz compras e encomendas, emite documentos e mais.

A evolução dos chatbots

Tendo em mente o avanço dos primeiros sistemas de conversação e os apps de comunicação, essa interação foi algo natural, funcionando de maneira integrada.

Com isso, é possível criar uma base de dados ainda mais promissora, otimizar o sistema, personalizar o atendimento, criar canais internos e tornar as demandas da empresa mais fáceis.

O resultado é que o avanço contínuo, e cada vez mais rápido, os chatbots evoluem no mercado, ganham mais funcionalidades e técnicas, aprendem mais, bem como realizam conexões mais eficientes.

Enfim, isso garante que cheguemos até a IA Generativa e a um futuro que promete recolher e avaliar dados de forma cada vez mais eficiente.

Para saber mais, conferir tendência do mercado e tirar dúvidas, contratar serviços e assim por diante, aqui no Grupo Viseu você encontra as melhores práticas e tecnologias do mercado.

Grupo Viseu Chatbot

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