Entender como funciona o sistema de gestão BPM e como ele contribui para um crescimento progressivo nos negócios traz uma alavancagem para as empresas.
Afinal, é um processo aplicável em qualquer mercado de atuação.
Neste cenário, vamos mostrar como exatamente isso funciona, vantagens importantes e os reais objetivos possíveis de serem alcançados.
O que é BPM e como funciona
A princípio, BPM significa Business Process Management, traduzido como uma Gestão de Processos de Negócio.
Dessa forma, significa desenvolver a empresa de forma a ampliar a competitividade e melhorar a produtividade das equipes. Isso tudo reduzindo os ricos de erros humanos, usando as tecnologias disponíveis e trazendo um panorama mais completo da organização.
Isso tudo se dá através de uma abordagem. Ou seja, essa gestão tem como foco mudar a forma com a qual os processos empresariais acontecem. Para tanto, possui alguns conceitos focados em resultados.
Para ficar mais fácil, o conceito de BPM é: conhecer, analisar e entender os processos/funcionamento da empresa. Com isso, identifica-se os “gargalos” e desempenho.
A partir dessas informações, é possível documentar, mensurar e melhorar a ação. Além disso, executa e monitora a longo prazo, para melhorias contínuas.
Por isso, tenha em mente que o Business Process Management não é uma estrutura, ferramenta ou metodologia, mas um rol de práticas para modelar processos.
Como funciona na prática
Sabendo como funciona o sistema de gestão BPM, uma dúvida comum é como exatamente isso funciona na prática. Portanto, a implementação sempre causa certo receio nos líderes empresariais.
A partir disso, tudo se inicia com o mapeamento de processos. Essa análise deve ser minuciosa, para compreender todos os processos que existem na organização.
Isso significa documentar processos, pesquisar internamente falhas e gargalos, criar formatos melhores, definir quais são as prioridades e atividades, etc.
Em seguida, vem a padronização.
Dessa forma, serão definidos os processos guias, boas práticas e os departamentos/equipes que vão adotar o BPM. A partir disso, vem a etapa de melhorias no gerenciamento desses processos que foram padronizados.
Então, começam as correções necessárias, definição de uma ordem lógica para as coisas acontecerem, capacitação da equipe e mais.
Ao final, temos a otimização, sendo a etapa na qual as empresas ampliam os sistemas, cumpre as demandas, reduz custos de mão de obra, traz mais segurança aos setores, reduz erros ou inconsistências e assim por diante.
Se estiver em busca de serviços como o BPM, RPA & IA, ChatBot e outros, bem como dúvida de como começar a implementar, o Grupo Viseu conta com suporte especializado pensado para o seu negócio. Confira!
Como o BPM contribui para um crescimento progressivo nos negócios
O BPM contribui para um crescimento progressivo nos negócios por possibilitar um monitoramento efetivo e pensado em resultados. Afinal, existe uma gestão de processos por trás de tudo o que acontece.
Dessa forma, melhora a eficiência e organização, garante decisões mais assertivas, reduz as falhas e erros, etc.
Assim, podemos destacar uma melhora na comunicação, tornando o fluxo de negócio mais funcional, reduzindo conflitos, otimizando a tomada de decisões e atuando na produtividade, elevando a agilidade interna.
Em simultâneo, impacta na execução das atividades, melhorando os processos, trazendo uma transparência de dados, mantendo informações importantes armazenadas e garantindo a implementação de novas tecnologias.
Além disso, permite o mapeamento efetivo dos processos. Assim, dá para observar, compreender e descobrir os detalhes no funcionamento da empresa. Isso desde a coleta de dados até o mapeamento e definição de funções e custos para que, a longo prazo, garante a performance.
Justamente por isso, garante a melhoria e otimização de processos. Portanto, dar o start nessa mudança é fundamental. Então, entre em contato com o Grupo Viseu e tire suas dúvidas.