Nesse artigo, separamos um tema atual e que impacta no futuro dos públicos e negócios: as tecnologias cognitivas.
Sabendo se tratar de um assunto que nem sempre é explicado de forma prática, muitos negócios acabam com dúvidas.
Logo, o objetivo aqui é garantir que você compreenda como a IA está revolucionando a análise de dados empresariais efetivamente.
Boa leitura!
O que são Tecnologias Cognitivas?
Primeiramente, o termo cognição foi usado pela primeira vez em 1967 por Donald Broadbent, ainda que o conceito tenha nascido em 1958.
Na prática, a palavra se refere a aquisição de dados, na forma como isso acontece por meio do pensamento, percepção, memória e raciocínio. Justamente por isso, é amplamente usado na Psicologia.
Trazendo para a tecnologia, o conceito se refere ao conjunto de sistemas usados para aperfeiçoar a capacidade de processamento.
Assim, é uma maneira de garantir que a computação, que aquele sistema funcione de maneira semelhante ao cérebro: observando, absorvendo, aprendendo e crescendo.
Como estamos nos referindo a uma inteligência artificial, o conceito traz a capacidade dos algoritmos em simular e replicar processos. Tudo isso considerando os padrões repetidos continuamente.
Em síntese, temos que, ao ocorrer uma situação, há um pensamento, emoção e o comportamento. Esse processo gera um aprendizado.
Nos sistemas tecnológicos, as situações acontecem, são analisadas, compreendidas e, a partir a base de dados, uma resposta é definida. Se o resultado for positivo, esse padrão é reaplicado. Em caso negativo, é apreendido.
Um exemplo de tecnologias cognitivas são as usadas nos bancos/instituições financeiras para atender aos clientes.
Assim, essas unidades usam sistemas que entender como os usuários se comunicam em diversos idiomas, analisam a sintaxe e conseguem conversar naturalmente. Já, inclusive, sistemas que falam via telefone para tirar dúvidas.
Como a IA está revolucionando a análise de dados empresariais
Agora, o Grupo Viseu vem responder como a IA está revolucionando a análise de dados empresariais por meio desse processo cognitivo.
Dessa forma, primeiro temos a mudança no meio da coleta de dados, que antes era manual e agora automático. Rapidamente, essa coleta se tornou mais rápida e eficiente, recolhendo dados mais precisos.
Simultaneamente, a tecnologia reduz a evasão de público. Principalmente por aqueles que não se sentiam devidamente atendidos.
Imagine, por exemplo, quantas vezes tentou falar com uma empresa e o bot não direcionava o seu atendimento, não respondia suas dúvidas ou fornecia respostas genéricas.
Assim, as tecnologias cognitivas trazem eficiência, automatizando as tarefas a partir de uma base de dados mais rica, com menos empecilhos. Tudo a partir de análises de alto valor e com boas estratégias.
Essa revolução também acontece por ser uma tecnologia de maior precisão, identificando os padrões mais complexos e até os dados mais sutis. Isso significa que os insights são mais confiáveis e com maior escalabilidade.
Afinal, estamos falando de um grande volume de dados avaliado continuamente, em tempo real, inovando e personalizando o sistema, bem como a experiência do cliente.
Além disso, as tecnologias cognitivas estão revolucionando a análise de dados empresariais a partir de 3 passos:
- A IA descobre padrões óbvios ou não para os seres humanos, principalmente por avaliar grandes volumes de informações;
- Análise, compreensão e aprendizado por meio dos dados, criando previsões;
- Facilita em lidar com respostas distintas, gerando respostas efetivas e aprendendo continuamente.
As tecnologias cognitivas na revolução de dados
Por fim, cabe destacar que as IAs revolucionam a análise de dados empresariais por meio da identificação de oportunidades, potencial e gerenciamento.
Em um sistema cognitivo, uma base de dados rica (e maior) é analisada a fim de reduzir riscos e compreender padrões. Logo:
- Os processos são mais eficientes e enxutos;
- Aprimora as interações;
- Facilita o controle e produtividade dos colaboradores.
Dessa forma, essa IA realiza a integração de sistemas, folhas de pagamentos, banco de horas, gestão de jornada, atendimento e a lista segue.
Enfim, convidamos você a conhecer mais dessas tecnologias, fazer parte da transformação digital e conhecer os melhores serviços para a sua empresa aqui no Grupo Viseu.