5 exemplos de casos de uso de RPA no departamento financeiro

5 exemplos de casos de uso de RPA no departamento financeiro

A robotização de processos está a alcançar cada vez mais patamares nas organizações, a fazer com que todos os funcionários se adaptem a essa nova realidade.

É possível ver um melhor aproveitamento das vantagens que essa novidade oferece e uma enorme economia de tempo.

Agora, vamos ver como o RPA pode ser útil na rotina de quem trabalha no departamento financeiro.

Usos do RPA no setor financeiro

A utilização do RPA nesse tipo de departamento pode ter muita utilidade em vários aspectos.

Ele pode permitir que as empresas de serviços financeiros modifiquem operações que são feitas por pessoas de forma manual e repetitiva, além daquelas que utilizam alto volume de dados críticos, pessoais e sigilosos, e que devem obedecer a uma série de regras de compliance.

Podem ser utilizados em entradas de relatórios e dados, como por exemplo, na formalização de processos e contratos, o que gera mais velocidade, menor custo e menos erros.

Vamos entender mais sobre o RPA e suas possibilidades:

Planejamento Orçamentário e Financeiro

O Planejamento é a primeira etapa a ser feita em diversas ocasiões da empresa. É através dele que é possível concluir se certos gastos, ou investimentos, são mais benéficos ou não. Se um projeto tem um grande potencial de dar certo ou até se é preciso fazer mudanças na organização.

Utilizar o RPA é fundamental para que o planejamento tenha menos possibilidades de erros, mostre resultados mais próximos da realidade e ajude o time de gestão na tomada de decisão.

Controle de Entradas e Saídas

Assim como o Planejamento, controlar as entradas e as saídas é uma tarefa que exige muito tempo e esforço das pessoas envolvidas. Por isso, utilizar o RPA auxilia na diminuição desses dois fatores, permitindo que eles possam ser empregados em outras tarefas.

Manter o controle de todas as contas da empresa tendo um detalhamento completo de todas as entradas e saídas, traz mais segurança e consistência à operação da empresa. A automação financeira de entradas e saídas mantém todos os recebimentos e pagamentos conciliados com os sistemas da empresa.

Emissão de Faturas e Recibos

Emitir faturas é outra tarefa que demanda muito tempo e precisa ser feita com muita atenção, pois caso aconteçam erros, pode se gerar muita burocracia.

Por esse motivo, o uso do RPA nesse tipo de serviço é uma excelente escolha já que o maior trabalho a utilizar será a definição das regras para a emissão automática. Isso gera uma economia de tempo, além de diminuir a quantidade de problemas que podem ocorrer, caso erros aconteçam.

Emissão de Resultados Financeiros e Contabilísticos

Com a utilização do RPA, é possível gerar relatórios e demonstrativos através dos dados obtidos por meio desse sistema. Ele pode auxiliar na tomada de decisão, e permitir ter mais clareza nas informações e evitar erros diversos.

Prestação de Contas

O setor financeiro é uma das áreas mais auditadas pois a ocorrência de erros pode ocasionar, em casos mais graves, até a falência da empresa. Utilize o RPA para fazer o registro de tarefas nos padrões corretos, a fim de obter uma adequada prestação de contas nas auditorias.

Dessa forma, é possível fazer uma auditoria de maneira mais fácil, e analisar se o setor financeiro está a agir conforme às regras impostas.

Por isso, é importante a utilização da robotização nesse setor, em especial o RPA, para ajudar a facilitar o trabalho realizado por esses funcionários.

Entre em contato com um de nossos especialistas em desenvolvimento de soluções digitais e implemente essa nova tecnologia que vai facilitar o seu dia a dia.

Grupo Viseu Institucional
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Fique à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *