Você está visualizando atualmente Como as Automações Inteligentes estão transformando as Instituições Financeiras

Como as Automações Inteligentes estão transformando as Instituições Financeiras

As automações inteligentes estão transformando as instituições financeiras, que passam por vários desafios desde que os bancos digitais começaram a surgir e a consolidar-se no mercado.

Isso porque, mesmo que os primeiros tenham surgido em 2010 no território brasileiro.

Entretanto, decorrente da falta de confiança do público bem com a regulamentação, que só apareceu em 2016, demorou longos anos para que esses neobanks ganhassem força e alterassem o cenário.

Mas, atualmente, esse modelo de atuação é muito buscado, principalmente pelo público mais jovem, que estão continuamente conectados e querem operações rápidas, acessíveis e mais fáceis, evitando os pontos físicos e possibilitando que todos os serviços sejam online.

Como as Automações Inteligentes estão transformando as Instituições Financeiras

RPA & IA transformando as instituições financeiras – Entenda

Primeiramente, temos o RPA & IA, as empresas do setor financeiro estão aderindo uma combinação entre IA e RPA não somente para tarefas bem comuns e características de automação, mas para soluções inovadoras, pretendendo superar alguns dos desafios mais urgentes do segmento. Tais como:

O aprimoramento da experiência do cliente – As instituições aspiram desenvolver uma melhor jornada para o cliente digital através de integrações mais afuniladas e ágeis entre o cliente e uma operação back end . Entretanto, os bancos estão digitalizando aceleradamente todos os serviços, desde ofertas de produtos, plataformas de pagamento, e até jornadas de investimentos e financiamentos. Isso os auxiliam a alcançar as Fintechs que conseguiram contornar processos legados mais antigos.

Ou seja, as instituições financeiras precisam das transformações relacionadas ao RPA & IA para alcançarem um melhor resultado em menos tempo.

Para as equipes e empresas que estão dando os primeiros passos, confira as terminologias do RPA.

Adaptando o legado da empresa a nova tecnologia

Muitos clientes do Grupo Viseu relatam que a busca por novas tecnologias sempre choca-se a ideia do legado, já que os mais tradicionais tem dificuldade para tornar essa mudança real.

Em suma, não basta conhecer o que há de novo, é essencial entender como alinhar os propósitos, objetivos, métodos e mais.

Portanto, mesmo as instituições financeiras de vanguarda, que já estão estabelecidas no mercado por muitos anos, precisam encontrar formas de aliar as novas tecnologias para sair de situações críticas.

Logo, a automação vem para que os bancos consigam manter a cultura já estabelecida, mas acelerar a busca por resultados, melhorar os processos, se reconstruir com maior facilidade e possuir uma infraestrutura mais efetiva.

Como as Automações Inteligentes estão transformando as Instituições Financeiras

Economia e eficiência

O RPA está transformando as instituições financeiras a partir da redução de custos em até 80%, principalmente no quesito administração, novos investimentos ou aqueles já implantados, terceirização ou colaboradores temporários.

Ao mesmo tempo, traz a economia de tempo, já que cada funcionário pode dedicar-se a tarefas realmente importantes.

Dessa forma, melhora a eficiência dos bancos em mais de 70%.

Por exemplo, as instituições financeiras não precisam gastar horas do dia realizando atualização e reconciliação de dados, cancelando dívidas incobráveis, gerando relatórios ou transcrevendo informações. Tudo passa a ser automatizado, realizado por um bot/sistema.

Vale destacar ainda que não é necessário contratar uma equipe completa e especializada no software, o que também impulsiona e facilita a adaptação.

Melhora o trabalho dos colaboradores

Muitos colaboradores imaginam que o RPA & IA vem para transformar o mercado e substituir os seres humanos, o que não é uma realidade. Entretanto, impulsiona o avanço da educação, já que novos campos surgem.

Juntamente a isso, pode-se destacar o uso de cada funcionário treinado e pronto, que não deveria passar horas do dia dedicando-se a ações básicas, superficiais e simplistas.

Em resumo, os sistemas de automação inteligente permitem que cada talento seja realmente aproveitado pela instituição financeira, liberando tempo que pode ser mais bem aproveitado, concentrando a ação no real atendimento ao cliente e fazendo as tarefas serem valorizadas.

Por fim, o RPA & IA juntos estão transformando as instituições financeiras e os primeiros passos para implementar essa mudança incluem:

  • Avaliação de processos: dentro dos departamentos/setores, avalie as funções, criando uma lista;
  • Crie um plano de teste e ação: com a lista, teste as diferentes funções após a automação e veja quais foram os resultados;
  • Eleve o seu plano: depois de iniciar os testes, é possível ampliar o seu plano, visando o futuro.

Pensando nisso, o Grupo Viseu oferece soluções em RPA & IA ideais para o seu negócio, possibilitando o mapeamento e a criação de soluções pensadas para a sua organização.

Grupo Viseu RPA & IA

Deixe um comentário